Bora Mundo
Apaixonados por motociclismo

História dos Tricíclos

Com uma rodinha a mais e o mesmo vento na cara!

0 10.667

Segurança e emoção, conceitos básicos dos tricíclos, agora denominados ‘’trikes’’.

Veja como começou essa história.

Entre 1932 até 1974, a Harley Davidson lançou e comercializou um veículo: o “servi-car”, que é na verdade o primeiro triciclo motorizado como conhecemos atualmente. Veículos com duas rodas traseiras e um baú para o transporte de cargas eram destinados principalmente à garagens e postos de serviço, no reparo e guinchamento de veículos.

Última versão do tricíclo Harley Davidson.

Em 1978 era comum ver figuras famosas em triciclos. Pessoas como Roberto Carlos e outras figuras populares eram vistas frequentemente empinando um certo triciclo chamado “Renha”.

Roberto Carlos no seu tricíclo Renha.

Renha Indústria e Comércio de Veículos Ltda., foi cirada em 1977 por Paulo Renha no Rio de Janeiro, onde iniciou a fabricação do original triciclo com motor Volkswagen boxer, que levou o seu nome. Concebido anos antes, o veículo encontrou dificuldades para legalização, já que a legislação de trânsito de então não previa a categoria “triciclo”.

As primeiras unidades foram construídas pela Norma. Primeiro veículo do tipo a ser projetado no país, até hoje o Renha se diferencia dos demais por sua ainda moderna carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro cobrindo chassi e conjunto mecânico e moldando a base dos dois assentos.

Anunciado como “o cavalo de aço do ano 2000“, o modelo 1977 foi mostrado no final do ano anterior, no X Salão do Automóvel. Mais potente, agora equipado com motor 1600 (dois carburadores) 65 cv (a gasolina ou álcool), recebeu nova suspensão traseira, com braços tensores longitudinais e molas helicoidais, rodas de magnésio, freios (ainda a tambor) com um circuito para cada roda, amortecedor de direção, guidão regulável e conta-giros. Também a carroceria foi alterada, ganhando para-lamas mais largos, espaço para mais um passageiro e dois pequenos roletes na extremidade traseira para evitar o empinamento excessivo do veículo nas partidas. Era vendido completo ou em kits.

Nos triciclos motorizados de hoje, o conjunto de rodas, pode ser em formato de delta, com duas rodas traseiras e uma à frente, ou de girino, com duas rodas à frente e uma traseira. Em alguns casos raros, o direcionamento do veículo é feito pelas rodas traseiras, o que ocasiona o aumento do ângulo da curva e alteração de sua dirigibilidade.

Triciclos em formato de girino são mais estáveis na frenagem e tendem a derrapar ao invés de capotar em situações extremas. O formato tradicional em delta requer frenagens em linha reta, pois uma frenagem brusca durante uma curva pode ocasionar em derrapagem. O balanço entre fricção e resistência à rolagem faz com que triciclos em delta estercem melhor que triciclos em formato de girino. Cada formato possui suas vantagens e desvantagens, tornando ambos os estilos perfeitamente aceitáveis.

Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, outro dentre varios artistas aficionados pelos trikes.

Geralmente os triciclos brasileiros são fabricados com um chassis próprio para triciclos ou então um chassis adaptado de veículos Volkswagen, como o fusca e a brasília. Os triciclos norte-americanos geralmente usam um kit que transforma uma moto de alta cilindrada em um triciclo, adicionando um eixo traseiro para duas rodas e carenagem para o passageiro. Na europa, a cultura dos triciclos é muito parecida com a que temos no Brasil, e é especialmente intensa na Espanha.

Triciclos de produção caseira geralmente tem estilos e acabamentos bastante diversificados e não possuem um design próprio, como os das fábricas. É muito comum no Brasil encontrar triciclos extremamente enfeitados, com todos os tipos de objetos pendurados: caveiras, bonecas, broches e uma infinidade de souvenires adquiridos durante suas viagens. Este tipo de personalização não é uma simples excentricidade de seu dono, mas sim um estilo próprio conhecido como “RAT-TRIKE” que tem seguidores no mundo todo.

Triciclo da Lexicar,montado industrialmente.
Os divertidos rat trike são atrações dos encontros de motos.

 

Os triciclos vêm ganhando destaque na mídia, e grandes industrias começaram a apostar novamente no veículo. No Salão Duas Rodas de 2007 a canadense, Can Am lançou o Spyder e recentemente a japonesa, Yamaha o Niken.

O belissimo Spyder RT e o estranho Ryker, as duas apostas da Can Am no mundo trike
Niken, o trike da Yamaha parece ter saído de um episódio de Star Wars.

Fontes: clubedotriciclo.com.br; revistapro.com.br

 

Pilotar um tricíclo é a certeza de que nunca,
você irá passar despercebido nas ruas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.