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Os Mecânicos Episódio 8

Bruno Vasconcelos da Retrô Moto Peças em Venda Nova - MG, nos fala sobre a parte elétrica da motocicleta. Dicas de manutenção preventiva e cuidados básicos.

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PROBLEMAS COM A PARTE ELÉTRICA DA  SUA MOTO?

Muitos motociclistas já devem ter sofrido com problemas na parte elétrica da moto.  Para uma boa manutenção de sua máquina, avaliar e corrigir adequadamente os erros na parte elétrica é fundamental para uma boa manutenção. Fique de olho nas peças e equipamentos que compõem esse setor. Evitando danos e ocasionais possibilidades de acidentes.

Modelos de motos mais básicas têm conjunto de luzes essencial e que indicam coisas simples como farol alto e pisca-pisca.  Já as motos mais modernas ou maiores têm luzes para alertar sobre coisas mais importantes como pressão do óleo ou problemas no sistema de injeção.

Para uma verificação simples deve-se girar a chave e o normal é que todas as luzes de alerta se acendam, para mostrar que as lâmpadas estão funcionando, e, depois de um breve momento devem se apagar.

Você sabia que a parte elétrica da moto pode ter relação com o motor? Uma pane elétrica, por exemplo, pode afetar o funcionamento do seu motor. Isso pode ter várias causas. Independente da refrigeração ser a água ou ar, o que impede o superaquecimento é a circulação do ar entre o radiador de água, radiador de óleo e aletas do motor.

Alguns sistemas de refrigeração a água são mais complexos e envolvem radiador, válvula termostática, ventoinha, bomba d’agua, fusível. A ventoinha de refrigeração, por exemplo, pode estar com defeito e não cumpre a sua função de refrigerar quando o motor atinge temperaturas mais elevadas.

Quando for avaliar a parte elétrica da moto, confira se o sistema de refrigeração está em ordem, se os níveis do líquido de arrefecimento e da água do radiador estão preenchidos.  Se não estiver, para solucionar esse problema, complete o nível de água.

Contribuem para o superaquecimento:

  • Engarrafamentos, ruas estreitas, ladeiras,  quebra–molas, peso excessivo na moto e marcha reduzida nas estradas.

Outro item para observar na parte elétrica da moto é a bateria. As mais modernas apresentam durabilidade de aproximadamente 3 anos, as convencionais duram cerca de 1 ano 1 ano e ½.

A instalação mal feita de equipamentos também pode causar fuga da corrente e a bateria não vai conseguir fazer a moto ligar (alarmes, rastreadores, etc).

Falha na ignição:

Para verificar a parte elétrica da moto no que diz respeito à ignição, verifique se há conexões oxidadas. Limpe-as usando spray adequado.  Meça a resistência das bobinas e a voltagem da bobina principal (fica entre o rotor e a vela).  O motor precisa de no mínimo 45 volts para funcionar.

É importante manter a parte elétrica da moto sempre livre de sujeira e com as peças bem lubrificadas com produto adequado. Também proteja a parte elétrica da moto de um contato maior com e água.

Moto Elétrica de alta performance já é uma realidade

 

E você cuida corretamente da parte elétrica da moto?

Faz a manutenção periódica?    Deixe o seu comentário

 

Veja o filme gravado na Retro Moto Peças, que fica na Av. Vilarinho, 35 – Vila Cloris,Venda Nova. Assista ao filme e esclareça mais pontos desta matéria, aproveite para se inscrever no nosso canal Bora Mundo blog no YouTube.

https://youtu.be/Tdpp8AcivG4

 

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