Bora Mundo
Apaixonados por motociclismo

Filhas do Vento e da Liberdade – 2 Anos – Um Movimento Livre

Veja a entrevista com a Telma Crummenauer, idealizadora do FVL

2 3.891

Finalmente conseguimos entrevistar a Telma, líder do Filhas do Vento e da Liberdade. Com agenda sempre cheia ela comanda esse importante Movimento de mulheres motociclistas em Curitiba – PR. Teve mesmo que ser pelo What’s App a nossa entrevista. Mesmo utilizando esse app a Telma nos passou uma energia incrível, e comemora o 2º Aniversário da FVL dia 30 de junho de 2018. Veja como a Elza Bensadon conseguiu essa importante façanha.

1 – Quem é a Telma Crummenauer?

– Um ser buscando a evolução.

2 – Do que se trata o FVL “Movimento Livre Filhas do Vento e da Liberdade”.

– Um movimento de mulheres buscando a liberdade de suas escolhas.

3 – Você defende a ideia de não serem um MC – Moto clube, o que diferencia o FVL dos Moto Clubes.

– Sim não somos um Moto Clube, somos um movimento livre porém organizado. Respeito muito os MC mas tudo nos diferencia dos MC. Temos o objetivo de unir mulheres de todos os MC num movimento, onde possamos estar todas juntas em prol de um objetivo maior, unir a força da mulher, independente do brasão, da cilindrada ou estilo de moto. Ela pode ser garupa ou simpatizante do motociclismo, somos a força do juntar, somos a força da liberdade.

Somos a força do juntar, somos a força da liberdade – Telma Crummenauer

4 – Vocês trabalham diretamente com o público feminino. Que tipo de projetos e ações vocês fazem?

Não só mulheres mais também homens, jovens, criança, adolescentes, nossas ações com as mulheres têm como objetivo serem resgatadas da vulnerabilidade emocional, contamos história reais de mulheres reais, e isso faz com que elas não se sintam sozinhas

5 – Você narrou em uma entrevista: – “larguei o pano de prato”. Sofreu alguma repressão por tomar essa decisão?

Alguns amigos machistas do meu marido, se afastaram de nós, com medo que suas esposas seguissem o meu exemplo. Quando digo que” larguei o pano de prato” foi o meu despertar de mim mesma, mas continuei, mãe, dona de casa e esposa, eu só me encontrei após muitos anos de dedicação integral a minha família, e o vitimismo da depressão, eu encontrei a TELMA CRISTINA CRUMMENUER.

“Larguei o pano de prato” – Telma Crummenauer

6 – Quem são as Filhas do Vento e da Liberdade?

– Filhas do Vento e da Liberdade são mulheres buscando superação

7 – O grupo FVL, tem um número grande de mulheres, como fica para administrar toda essa turma.

–  As vezes preciso apagar alguns “incêndios”, além do Face Book, grupo fechado, Instagram, Fan Page, temos os grupos de WhatsApp por Estado e suas representantes, que organizam eventos e ações, mais tudo tem que passar por minha aprovação. Elas são as minhas “anjas da guarda”.  Mulheres que acreditam tanto quanto eu acredito, na diferença que podemos fazer na vida de outras mulheres, sem competir. Somos todas iguais e temos a mesma importância. Para o movimento, sou tão filha do vento como cada uma. Eu amo o grupo, amo acordar todos os dias e ver as postagens, amo os comentários e amo a interação do grupo

As Filhas do vento e da Liberdade em Curitiba Paraná.
Filhas do vento e da Liberdade, levantando Bandeiras

Nós nos completamos.

Então imagina a força de tantas mulheres no mesmo objetivo?

8 – Qual foi sua viagem de moto dos sonhos? Conte-nos por onde você já passou.

Eu já viajei por muitos lugares na garupa do meu marido foram 26 anos no banco de trás da moto, eu em dois anos como pilota fiz várias viagens, mais a viagem que mais marcou foi a primeira grande aventura, com mais três amigos saímos de Curitiba para Brasília, foram 3.500 km de muitas histórias. Mas a maior aventura ainda está por vir no projeto Deserto do Atacama que aguarda patrocínio.

Telma com seu marido Bennur Crummenauer em Machu Pitchu – Perú
Telma na fase garupa do Bennur.

9 – Fale sobre um pouco sobre o projeto Deserto do Atacama.

O projeto “Atacama e uma viagem só de mulheres buscando superação, de seus limite. Nele levaremos cartilhas em espanhol para falarmos sobre a prevenção contra o câncer de mama e autoexame que é a melhor cura.

10 – Você recebeu duas premiações recentemente. Poderia nos descrever do que elas se tratam?

Sim recebi uma do BPTran da Polícia Militar do Paraná, pelas nossas ações junto a outros parceiros mobilizando a disposição de pessoa civis, para conscientização de um trânsito mais justo humano e seguro. Também recebi o Prêmio Mulher Destaque de 2017, por sermos mulheres que levantam outras mulheres.

Telma recebendo premiação do Comando da Policia Militar do Paraná
Prêmio Mulher Destaque de 2017 – Telma a mulher que levanta outras mulheres.

11 – Você como idealizadora do movimento se tornou um exemplo a ser seguido por muitas mulheres. Quem é a mulher que inspirou a Telma?

– São tantas mulheres que me inspiraram, e também vários grupos, mas uma mulher em especial foi a Silvana Steinbock que quando eu era mãe de três filhos pequenos já fazia sua história no motociclismo feminino.

Silvana Steinbock – Exemplo a ser seguido de mulher motociclista

12 – Qual a importância das Filhas do Vento e Da Liberdade na sua vida?

Eu recebo muitas mensagens diariamente, sou uma mulher como tantas, trabalho, cuido da família, cuido da casa, tenho dias difíceis, tenho as fases de crises existencial, tenho tpm, minhas inseguranças, tenho medos, tenho pânicos, mas tenho a força de cada Filha do Vento e da Liberdade e ela me tornam mais forte.

13 – Para finalizarmos, quais os planos futuros?

Planos para o futuro? Nunca deixar de sonhar.

Porque é isso que me move, realizar meus sonhos!

  1. Marideise Diz

    Represento as Filhas do Vento e da Liberdade no RJ. Me sinto orgulhosa em fazer parte desse movimento. Telma Crummenaurr mulher iluminada, sábia, linda de coração. Faz a diferença com seu jeito de ser.
    Parabéns pelo belo trabalho. Te adoro.

  2. REGINA FORSTER Diz

    Sou do RS e estou morando no PR a menos de um ano. Vim sem conhecer ninguém.. mas logo encontrei as FVL, as quais me identific e nao deixam me sentir sozinha. As meninas são muito especiais… uma ajuda a outra! Grande família que amooo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.