Bora Mundo
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Serie – Os Mecânicos

Anjos cuidadores das nossas motocicletas - Conheça o Zé Roberto que sabe tudo da moderníssima mecânica Canadense da Can Am - Bombardier

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Os Mecânicos.

O Bora Mundo inicia uma série que mostrará um pouco do universo das máquinas. Eles consertam, melhoram, customizam as nossas motos. Seres fantásticos dotados de habilidades e talentos podem nos proporcionar satisfação e segurança. Erram muito menos que acertam e suas dicas e conselhos merecem ser compartilhados.

José Roberto e Ana Lourenço

Nossa Serie começa com o José Roberto, o “Zé da Quadrijet”. Mas antes conheça um pouco do Triciclo Spyder.

“A Bombardier  produz, dentre outros equipamentos, aviões, trens e veículos de neve. No ano de 2003  foi criada a  Bombardier Recreational Products – BRP, uma empresa independente para abrigar a sua  cada vês maior e diversificada linha de produtos de recreação, como as marcas Sea Doo (Jet Ski), Envirude  e  Jonhson (motores de popa),  Rotax (fábrica austríaca de motores) e a Can Am que produz o triciclo Spyder.

O Spyder, classificado como roadster pela BRP tem motor de dois cilindros em V, inclinado em 60 graus, de 997,6 cm3 de cilindrada, equipado com refrigeração líquida e injeção eletrônica, desenvolve 106 cv de potência a 8.500 rpm de torque de 10,6 kgfm a 6.250 rpm.  Além de potência, o câmbio do Can-Am Spyder tem 5 marchas sendo uma de ré , a transmissão usa correia dentada e seu peso líquido é de 316 quilos.  Resumindo, o Can-Am Spyder  traz o que há de mais moderno em termos de tecnologia embarcada: controles de tração e estabilidade, câmbio automático sequencial, piloto automático, e freios ABS.  Toda essa tecnologia impede que o veículo derrape ou capote.  Para pilotar o Can-Am Spyder é preciso ter habilitação para motocicletas (categoria “A”) e usar capacete.

Marilene,- 400 mil quilômetro rodadas em Spyders sempre cuidadas pela Equipe da Quadrijet

A BRP empregou todo o seu conhecimento, abusando da eletrônica para criar o Can-Am Spyder com vários mecanismos de segurança.   A forma de pilotar é semelhante à de uma motocicleta, com guidão, acelerador e embreagem, porém  o freio (sistema ABS – um disco em cada roda)  é acionado no pé direito. Possui também  controle de inclinação reduz automaticamente a potência do motor para evitar capotamentos,  além de chave  codificada contra furtos.

Magela da Comunidade Minas Spyder, que nos enviou perguntas sobre a mecânica da Spyder

O Spyder é o  triciclo mais sofisticado do mercado e oferece aos seus compradores muito conforto, desempenho e um carisma que atrai todos os olhares.   Agrada quem quer aproveitar o vento no rosto, sensação de pilotar uma motocicleta, mas com as mordomias de um carro conversível.”

Segundo o Zé, todos os procedimentos mecânicos preventivos ou corretivos nas máquinas Can Am devem ser realizados em oficinas autorizadas. Uma simples sangria de freios feita de forma errada pode acarretar um prejuízo de todo sistema e comprometer a segurança do piloto.

Veja agora a primeira e segunda parte da entrevista com o Zé Roberto na Quadrijet que fica na Rua Hudson, 794 – Jardim Canada, Nova Lima. Aproveite para se inscrever em nosso canal no YouTube.

  1. Daniel Azevedo Diz

    Top ótima Matéria Parabéns Bora Mundo!!

  2. Francisco Diz

    Onde tem uma concessionária de spyder

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