Bora Mundo
Apaixonados por motociclismo

Que moto é essa?

Conheça o novo conceito lançado pela Honda, que mistura o melhor de cada estilo.

0 2.092

No Salão do Automóvel de Tóquio, a Honda apresentou dois conceitos da Grom Scrambler de 50 cc. A “Concept-One” e “Concept-Two”, criadas de forma criativa, misturam estilo retro custon com capacidade off road aliadas a motorização urbana de baixa cilindrados – o melhor de cada mundo.

Agora, uma das motos, “Concept-One” teve seu estilo patenteado no Japão e na China, sugerindo que a empresa estaria prestes a colocá-la em produção. Dos dois conceitos, a “Concept-Two” tem estilo scrambler* mais tradicional  ao contrário da “Concept-One” de inspiração racer**.

Detalhes da “Concept – One”

Embora a informação sobre as patentes não revelem detalhes, a decisão da Honda de proteger comercialmente o design – particularmente na China, onde a cópia é abundante, pode ser interpretada como uma sugestão de que a moto tem um futuro de produção.

Detalhe do Guidão da Concept – One

*A definição de scrambler é bem simples: elas nada mais são do que as avós das motos que hoje costumamos chamar de trilha ou enduro.

O nome veio da expressão “to scramble”, que é quando se sobe uma colina rapidamente usando os pés e as mãos. O apelido surgiu nos anos 50 para batizar as motos adaptadas para corridas do tipo enduro. Nelas, os pilotos colocavam pneus para terra, escapamento mais alto e um guidão mais largo.

**Em uma definição básica, café racer é um modelo de moto que segue um padrão específico de design. Contudo, mais do que apenas tipos de moto, elas representaram um movimento de contracultura. Surgido entre o fim dos anos 50 e começo dos 60, esse movimento nasceu de jovens britânicos que disputavam corridas em estradas inglesas (e assim buscavam uma maneira de fugir do marasmo e se divertir), cujos circuitos tinham fim nos próprios cafés – lanchonetes de beira de estrada – dos quais saíam. Fãs de rock, se vestiam com casacos de couro e tinham motos preparadas para velocidades acima de 100 mp/h (160 km/h) e distâncias pequenas. O modelo das motos tinha um padrão: eram leves, tinham o guidão bem curto, o tanque de combustível grande à frente do banco e não primavam pelo conforto – dá para ver pelo tipo de assento, bem simples e que deixava o corpo um pouco curvado à frente. O diferencial delas estava no desempenho.

Informação geral
Modelo: Honda Grom 50 Scrambler Concept-One
Ano:
Categoria: Protótipo / modelo conceitual
Motor e transmissão
Deslocamento : 50,00 cc (3,05 polegadas cúbicas)
Tipo de motor: Cilindro único, quatro tempos
Sistema de combustível: Injeção. PGM-FI com enriquecimento automático
Controle de combustível: Single Overhead Cams (SOHC)
Ignição: Eletrônico
Sistema de refrigeração: Ar
Caixa de velocidade: 4 velocidades
Tipo de transmissão,
unidade final:
Cadeia
Chassis, suspensão, freios e rodas
Suspensão dianteira : Forquilha invertida de 31mm
Suspensão traseira : Choque simples com braço oscilante em aço
Pneu dianteiro: 120 / 70-12
Pneu traseiro: 130 / 70-12
Freios dianteiros: Disco único. Hidráulico. Calibres de dois pistões.
Diâmetro do freio dianteiro: 220 mm (8,7 polegadas)
Travões traseiros: Disco único. Hidráulico. Calibre de pistão único.
Diâmetro do freio traseiro: 190 mm (7,5 polegadas)
Medidas e capacidades físicas
Peso incl. óleo, gás, etc.: 100,0 kg (220,5 libras)
Altura do assento: 754 mm (29,7 polegadas) Se ajustável, a configuração mais baixa.
Distância entre eixos: 1,199 mm (47,2 polegadas)
Capacidade de combustível: 5,49 litros (1,45 galões)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.