Bora Mundo
Apaixonados por motociclismo

Série Os Mecânicos Episódio 4

Conheça o Warlei um especialista nas motos japonesas da marca Suzuki na BK Motos em Belo Horizonte

0 950

Antes de mais nada vamos conhecer um pouco da história da Suzuki e suas maquinas lendárias.

A Suzuki foi fundada por Michio Suzuki na aldeia de Hamamatsu, no Japão, no ano de 1909. Inicialmente, a empresa dedicou-se à construção de teares, cuja particularidade era o facto de serem acionados com os pés. Tratava-se de máquinas específicas muito delicadas e complexas que tinham a capacidade de transformar fios em tecido e isso revolucionou toda a indústria têxtil. Os teares da Suzuki passaram a ser conhecidos em toda a parte e essa notoriedade e confiança fez com que a marca japonesa tivesse um enorme sucesso comercial.

Depois de estar ligada mais de 30 anos à produção exclusiva de teares, a Suzuki deparou-se com uma situação insólita: a construção dos seus teares era tão perfeita que eles dificilmente avariavam ou ficavam desgastados e, como tal, não precisavam de ser substituídos. Esta situação fez com que o responsável principal da marca, Michio Suzuki, adotasse uma nova estratégia e posicionamento de mercado. Assim, em 1937, a Suzuki começou a dedicar-se à produção de automóveis. Os primeiros veículos tinham um motor de quatro cilindros, de quatro tempos e 13 cavalos de potência. Porém, a II Guerra Mundial estava prestes a rebentar e isso fez com que este projeto fosse abandonado, pois, para o governo japonês da altura a produção de carros civis era dispensável.

Depois da II Guerra Mundial, os japoneses tinham necessidade de adquirir um meio de transporte pessoal, prático e seguro. Nesse sentido, em 1952, a Suzuki apresentou a sua primeira moto na forma de uma bicicleta motorizada, a Suzuki Power Free. Tratava-se de uma moto com um motor de dois tempos de 36 cc e distinguia-se das demais pela sua facilidade de construção e baixo custo. Era um meio de transporte exclusivo, muito prático e fácil de ser conduzido e surgiu com o intuito de acabar com as dificuldades de mobilidade da população japonesa. Esta inovação tecnológica deu origem ao aparecimento de muitos outros modelos e isso foi suficiente para nascer uma das empresas mais conhecidas em todo o mundo, a Suzuki Motor Corporation.

Suzuki Power Free a primeira biclicleta motorizada em 1952
Um ícone dos anos 80 a primeira GSX R 750 cc
Suzuki Hayabusa a mais rápida motocicleta de rua do mundo

O Bora Mundo fez questão de conferir na BK Motos na Av. do Contorno, 3761 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG, como são os cuidados com essa maravilhosas máquinas cheias de histórias e tecnologia.

Wellington Marçal, mecânico Suzuki a mais de 15 anos com Ana Lourenço e o entrevistado Warlei Augusto – Mecânico Chefe de Oficina

Veja o vídeo da entrevista e aproveite para se inscrever no Canal Bora Mundo Blog do YouTube.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.