Bora Mundo
Apaixonados por motociclismo

No trânsito, Melhor do que ver é ser visto !

Será que estamos fazendo a coisa certa para sermos vistos nos retrovisores dos motoristas ?

1 1.365

Para ser visto no trânsito primeiro você tem que conhecer os pontos cegos. Eles são áreas que escapam da visibilidade do motorista, pois os espelhos não conseguem alcançar determinados pontos ao redor do veículo. Esta situação pode causar acidentes graves, sobretudo nas ultrapassagens e conversões.

 

Porque os motoristas não enxergam as motos? Já pensou nisso? NÃO? Pois pense, algo de errado nós estamos fazendo para não sermos vistos.

O motorista ao cruzar uma preferencial de mão dupla vai olhar primeiro para o lado esquerdo dele.

Quanto tempo ele vai  demorar  para perceber que existe uma moto do lado direito dele? Pode ser tarde…

 

 

A desatenção do motorista certamente contribui para que ocorram acidentes com os motociclistas, mas nós também temos alguma parcela de culpa.

Áreas que devemos evitar ao trafegar próximos dos carros:

DICA DO BORAMUNDO: Contato olho no olho
(mas não é paquera, viu!)

Certifique-se que o motorista percebeu sua moto pelo retrovisor.

Mas atenção, mesmo que pareça que ele te viu, não é 100% garantido que isso aconteceu.  São muitas as distrações…

Muitos utilizam a buzina para chamar a atenção, alguns aceleram mais forte dando aquela chamada, isso pode ou não dar certo.

Mantenha-se em estado de alerta e preparado para frear ou desviar.

BUZINAR NÃO GARANTE QUE VOCÊ FOI VISTO!

Uma forma muito utilizada de se fazer notar é a tal da buzinada ou acelerada, mas isso não é garantia que você foi visto ou ouvido. Buzinar incessantemente pode gerar estresse assustando o  motorista do carro e causar um acidente.

Existem algumas maneiras de demonstrar para os motoristas que você esta ali, uma delas é manter o farol aceso mesmo durante o dia,  obrigatoriedade determinada por lei inclusive para os carros.

Manter-se a uma distância segura do veículo à sua frente também contribui para que você seja visto por ele.

Ao ultrapassar, mostre sua intenção, utilize a seta indicando sua direção e abrindo para a ultrapassagem.  NENHUM VEÍCULO PODE ULTRAPASSAR PELA DIREITA.

Na hipótese do retrovisor interno do carro e os retrovisores laterais não estiverem  bem regulados, o motorista não verá o motociclista nem que ele esteja totalmente fora do raio de ação do ponto cego.  O correto é que os retrovisores laterais  do carro estejam regulados num ângulo de 90º.

Alguns motociclistas utilizam uma técnica para serem vistos, simples assim:  deixar a moto numa posição mais à esquerda, de modo que o motorista do carro consiga enxergá-lo pelo retrovisor esquerdo.

Retrovisor tipo ”Rider Scan” os fabricantes garantem visão 180º e livre de pontos cegos.

Verifique o ajuste do seu retrovisor sempre que sentar na moto. Amplie o seu campo de visão.  Tenha como ponto de referência o seu ombro.

Os espelhos externos são obrigatórios e variam de forma podendo ser retos, côncavos ou convexos.

Uma  recomendação importante é não  desconfigurar  a originalidade de sua moto.  Os retrovisores originais foram testados e aprovados para serem utilizados de acordo com o modelo da sua moto.

Um trânsito mais tranqüilo para todos , isso é o que queremos. Faça a sua parte ajustando corretamente o seu retrovisor (do carro e da moto) e sempre respeite as leis de trânsito.

 

  1. jose carlos Diz

    muito boa materia parabéns!valeu

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.