Bora Mundo
Apaixonados por motociclismo

PILOTANDO NA CHUVA

Pilotar na chuva requer atenção, menos velocidade e mais prudência.

0 1.117

Com chuva, os riscos de pilotagem aumentam consideravelmente:

PILOTAGEM

Os primeiros pingos são os piores, pois toda a sujeira que estava no asfalto sobe para a superfície, o que torna a pista mais suja e escorregadia.

O piloto deve diminuir o ritmo, a velocidade, acelerar e frear com muita cautela. Com pista molhada, a aderência dos pneus diminui drasticamente – mesmo para pneus bem calibrados e em boas condições de rodagem.

Nem precisamos dizer que verificar as condições dos pneus é uma condição obrigatória para andar de moto e viajar, né!

Uma boa dica é seguir o “rastro” deixado pelos carros no asfalto.

Em caso de alagamento não rode. A enxurrada e/ou o volume da chuva pode encobrir um buraco ou um bueiro aberto e isso pode provocar um acidente.

 

Atenção para não acelerar ou frear nas faixas brancas ou amarelas pintadas no asfalto pois elas são escorregadias.

Esteja atento com manchas escuras na pista, pode ser óleo.

Em situações de emergência, evite realizar manobras mais rápidas e bruscas. Em função da chuva a aderência dos pneus é 10% menor que na pista seca, e isso pode fazer com que você perca o controle da moto. Fique atento!

Uma boa dica é não andar em corredores enquanto estiver chovendo.  A chuva causa diminuição da visibilidade dos carros e eles eles podem te fechar involuntariamente, num reflexo para não cair em um buraco, por exemplo. Além disso, pode aparecer repentinamente um pedestre fugindo da chuva e te atrapalhar.

CAPA DE CHUVA

Tenha sempre uma capa de chuva para usar nos momentos necessários. Use preferencialmente roupas impermeáveis e mesmo assim, faça uso da capa de chuva se for pilotar sob chuva muito forte.

A capa de chuva deve ser maior que seu tamanho para se acomodar bem sobre a jaqueta.

Pare em local seguro para colocar a capa. Evite parar no acostamento e se for possível, procure um posto de abastecimento para colocar a capa.

Todo cuidado é pouco pilotando com chuva.  Caso a chuva esteja muito forte, pare por um período e aguarde a chuva passar ou diminuir o seu volume.

Sua vida vale muito mais do que poucos minutos de atraso! #ficaadica  

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.